segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Algo muito especial

Tive uma rara oportunidade nesta passagem pela Holanda. No fim-de-semana pude participar de uma vivência com os florais da Amazônia, aqui em Den Haag, onde ainda me encontro. Pra quem não conhece ou ouviu falar, os florais da Amazônia são um sistema de cura baseado em flores (nativas, de plantas domesticadas e não) da nossa amada região amazônica. É fruto de longa pesquisa que vem sendo realizada por Maria Alice Campos Freire e Isabel Barsé, e os florais e outros medicinas (garrafadas, tinturas, unguentos, banhos) pelo Centro Medicina da Floresta, que tem sede no Céu do Mapiá. Há um livro publicado por Maria Alice e Isabel sobre o tema, e em Rio Branco, na farmácia Vitória Régia, é possível ter contato com os florais.

A pergunta-chave, como explicou Maria Alice, não é “que doença você tem?”, e sim como ativar e municiar o seu sistema de saúde individual para que ele possa restabelecer o equilíbrio alterado e potencializar nosso desenvolvimento (físico, mental, emocional e espiritual). Pois bem, este fim-de-semana um grupo de cerca de 20 pessoas se reuniu para saber mais, dos florais e de si próprio. Foi muito linda a oportunidade, saudada por todos como mais do que bem-vinda.

Não é o caso de contar, pois foi uma vivência. Poderia falar da minha, mas foi, como de todos, muito pessoal. Então compartilho a felicidade de ter tido esta oportunidade em plena viagem de ferias. Afinal, ferias de si ninguém tira, mesmo que queira! Foi, portanto, uma grata surpresa este encontro comigo mesma aqui na Holanda, que já estão gravados (o encontro e o país) no meu coração. E também, claro, o encontro com gente com motivações similares (embora as diferenças culturais, de hemisfério e outras mais sejam significativas), e também com minhas queridas amigas Maria Alice e Hilly, de quem virei uma espécie de “mascote”. Elas têm cuidado de mim com muito carinho.
Como se diz, amigo é a melhor coisa que tem!

Nenhum comentário: