segunda-feira, 14 de julho de 2008

Los Porongas: a iniciação

Sabadão foi dia de iniciação. Há muito sentia que para reforçar e ir consolidando a parte acreana da minha identidade “acrioca” (sou do Rio de Janeiro), precisava conhecer melhor o Los Porongas, grupo de rock mais conhecido aqui do Acre, de Rio Branco, e que desde o ano passado ganhou o Brasil. Estão tocando e viajando pelo país, fazendo-se conhecidos e ganhando estrada. São quatro o Los Porongas: o Diogo (que canta, e muito e bem, e tem carisma), o João Eduardo (é o guitarrista do grupo e ainda toca piano, um luxo!), o Márcio Magrão (baixista) e o Jorge Anzol (na bateria).

Pois é, teve show deles em Rio Branco no sábado passado, “Los Porongas Convida”. O espetáculo foi pontuado de participações especiais, convidados: Glauber Jansen, do Nicles, banda também daqui; Edunira Assef, melhor cantora de Beatles, como definiu o Diogo, um dos momentos fortes do show com uma referência ao assassinato do José Alexandre; o Hermógenes, do Grupo Capu, primeiro grupo de música autoral do Acre, que fez uma performance inesquecível; o Aarão Prado, do Camundogs, também daqui; e ainda o Lucas Maná, amigo querido e do grupo Dona Chica. O show foi longo, acho que umas duas horas, mas a dinâmica de alternar músicas do grupo só com o grupo mesmo e presença de convidados tornou tudo muito gostoso e empolgante. Não deu bem para destrinchar as letras, o som dos instrumentos era forte (rock, sabe como é), mas o público fiel sabia de cor e cantava junto, ou seja, eu que tenho que me atualizar e aprender as canções. Ok, parte do dever de casa de um neófito.

Outro detalhe: crianças, havia várias delas no show com seus pais, duas delas inclusive num canto do palco. A mãe dançava animada na turma do gargarejo, e as duas crianças no palco, na mesma animação. Parecia festa de seringal, que dá de tudo: homens, mulheres, velhos, crianças, todos dançando.

Em setembro eles estão de volta para o lançamento do DVD e novo show. Demais os Los Porongas, virei fã! Sugestão: visite o blog deles, tem informações, vídeos, canções e otras cositas más. É, parece que me iniciei mesmo...

Um comentário:

Anônimo disse...

Mariana, faz tempo que passo por aqui, e só espio..., mas hoje inevitável elogiar a excelente qualidade de seu "universo digital aflorante", que como Los Porongas tem consistência e a cada dia se espraiam pelo mundo. O Show com modéstia foi antológico. (((dançamos um monte)))
Saudações musicais
Dande