sábado, 1 de dezembro de 2007

Os Kuntanawa em Cruzeiro do Sul

Em Cruzeiro do Sul, na semana passada, encontrei com vários membros do grupo indígena Kuntanawa que, com apoio do Cimi (Conselho Indigenista Missionário) e da Opirj (Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá) realizaram reuniões, concederam entrevistas a rádio e televisão e encaminharam suas reivindicações aos orgãos competentes. Reproduzo abaixo trecho do documento tornado público.

"Diante do silêncio demonstrado pela FUNAI e outros orgãos da união (IBAMA, FUNASA, INCRA) tanto no sentido de chegar até a nossa Terra Indígena e nos apresentar respostas para as nossas reivindicações prioritárias explícitas na luta pelo reconhecimento étnico e territorial, nosso povo reunido em Assembléia Geral realizada nos dias 1 e 2 de novembro de 2007, elegeu esta delegação composta de 14 integrantes Kuntanawa, para de forma participativa vir a Cruzeiro do Sul e a qualquer lutar deste nosso país, para apresentar nossas reivindicações e chamar a devida atenção das autoridades para tratarem com o carinho merecido as reivindicações que temos apresentado ao longo destes últimos sete anos."

Os Kuntanawa deram um prazo de 15 de dezembro para verem reunidos em Cruzeiro do Sul representantes da FUNAI, da FUNASA, do governo estadual, do MMA e das Procuradorias Gerais do Estado e da Federação para uma resposta sobre várias reivindicações, entre elas, e principalmente, a criação de um Grupo de Trabalho para realização dos estudos de identificação e delimitação da terra indígena Kuntanawa.

A área reivindicada pelos Kuntanawa está inteiramente superposta a Reserva Extrativista do Alto Juruá. Para quem não está lembrado, os Kuntanawa são remanescentes de grupos indígenas perseguidos nas "correrias" do início do século XX para abertura de seringais na região, e seus membros mais antigos são seu Milton Gomes da Conceição e dona Mariana Feitosa do Nascimento, líderes do extenso grupo familiar sobre o qual publiquei o livro com o título de "Os Milton. Cem anos de história nos seringais". Em postagem anterior já falava deste novo momento do grupo: de "Milton" a "Kuntanawa".

Nenhum comentário: