segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Cambitos e Garranchos

Este é o nome da iniciativa de fabricação artesanal de móveis rústicos por Saturnino Brito, amigo já de algum tempo e morador da Fortaleza, no Município de Capixaba. A Fortaleza é onde vive seu Luiz Mendes e vários de seus familiares e agregados. Uma comunidade reunida em torno da liderança do patriarca e do Santo Daime. A Fortaleza, que fica dentro de um desses clássicos Projetos de Assentamento do Incra quase que inteiramente desmatado para criação de gado, abriga um Parque Ecológico criado pelos próprios moradores com cerca de 40 hectares. Lá, é proibido caçar e qualquer tipo de exploração predatória. Alguns salões naturais foram instituídos como local de meditação, passeio e cerimônias com o Santo Daime.

Na Forteleza, Saturnino, filho de seu Luiz, resolveu fabricar móveis a partir do seguinte conceito: aquilo que está desprezado na floresta será a matéria-prima com a qual trabalharei. Foi assim que árvores naturalmente derrubadas pelo vento e não-aproveitadas, madeiras parcialmente aproveitadas devido a brocas, raízes que também ameaçavam se perder foram todas transformadas em cadeiras, mesas, bancos, camas, sofás. Estudando cada forma que encontrava nos restos ou pedaços de árvores e raízes recolhidas, explorando suas singularidades, trabalhando duro e com dedicação, Saturnino chegou a um primeiro conjunto de móveis. Com apoio de amigos e parceiros, os móveis foram transportados para Rio Branco para serem expostos numa feira de artesanato e comidas típicas que se encerrou no último domingo no centro da capital acreana.

Estive lá neste último dia de exposição para conhecer o trabalho de Saturnino, e lamentei não ter avisado outros amigos que certamente teriam sabido apreciar a iniciativa – e quem sabe se animado a adquirir uma das peças. Encontrei com o Altino lá, aí na foto experimentando um dos sofás da coleção. Não resisti e saí de lá com uma mesinha de centro e uma cadeira, esta última comprada depois que sentei e vi o quanto era confortável. Madeira é realmente um material fascinante e muito confortável: sua dureza é de outra natureza. As peças lá expostas, todas de madeira reaproveitada como disse, incluíam cedro, cerejeira, quariquara e outras parentas notáveis.

No dia seguinte, Saturnino veio em casa entregar os móveis, e me deu a boa notícia: foi tudo vendido. Bom começo. Quem quiser conhecer o trabalho, aguarde um pouco que novos móveis serão ainda produzidos. Não há data já definida para a próxima exposição, mas quando souber, com certeza aviso. De toda forma, se alguém quiser mais informações pode encontrar Saturnino na Fortaleza, trabalhando duro tanto no roçado, no incremento da estrutura do lugar, que sempre recebe muitos visitantes, nos trabalhos espirituais e, agora, também na oficina da Cambitos e Garranchos!

Nenhum comentário: