domingo, 24 de outubro de 2010

Escapando por pouco...

Ontem estava em casa, na varanda, corrigindo provas de alunos e organizando as coisas da disciplina "Antropologia 1" que estou ministrando no curso de História da UFAC. Pois bem, maior calor, ventilador ali ligada, eu tentando me concentrar nos textos dos alunos, avaliando, corrigindo ortografia, essas coisas. Eis que, de repente, toca o telefone.

Atendo. De forma rápida uma moça começa a falar, dizendo que era da TAM e ItaúCard. Ela falou isso muito rápido, não me deu tempo nem para processar, e em seguida começou a dizer que eu era portadora agora de um novo cartão que ia me dar acesso a isso e aquilo da TAM nas minhas viagens, não ia pagar multa etc etc. Ela falava tão rápido que eu não lembro direito tudo que ela falou, e eu também não estava muito interessada. Pouco viajo pela TAM, acho um saco esses telemarketings, mas havia feito uma viagem recente ao Maranhão e minhas pontuações tinham aumentado e isso devia ter resultado na minha "promoção" do reles cartão branco para algum de outra cor, e além disso, coitada, não ia desligar na cara da moça, afinal ela também é um ser humano, trabalhando pra viver... E ela continuava falando.

De repente, mudou. Já era outra pessoa no telefone, outra moça, que aí se apresentou acho que como consultora e já foi conferindo uns dados meus, tipo idade, RG, nome, profissão, e aí eu perguntei: "mas pra quê tudo isso?". E ela: "não, dona Mariana, é porque nós temos que checar os seus dados cadastrais...". Sei. De repente, no meio daquela verborragia toda ouvi a palavra-chave: "anuidade". Fiz rápidas sinapses: anuidade em cartão de companhia aérea???? "Epa, peraí, isso tudo é cartão de crédito?", perguntei interrompendo a moça. "Sim, dona Mariana", disse ela, "do ItaúCard". Ah, minha filha, tô fora. E assim, tão rápido como a conversa tinha começado, terminou. A moça se despediu com uma rapidez de dar inveja a quem deseja terminar rápido uma conversa e não sabe como fazer. "Escapei por pouco", pensei.

Alguém já viu o filme "Zeitgeist"?

Nenhum comentário: