segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Encontro de Cariocas

Na foto (da esq para dir), Julinho Carioca, Alexandre, Enrique, Zé Carlos, dona Lurdes, Chayane (de vestido verde) e Antonio Carlos, meu pai (as pernas à dir são da minha mãe!)
Aconteceu ontem, dia 27, um memorável encontro musical. Foi na casa dos meus compadres Alexandre Anselmo e Leilane, pais do Moisés (abaixo com a mãe), bisneto da dona Veriana, que foi batizado na noite de Natal no Alto Santo.

Comemorar o Moisés, sua chegada e batismo, e inaugurar a casa da dona Veriana e seu Norato, ainda em processo de construção, foram o pretexto sincero para criar a oportunidade de estar junto, comer junto, tocar e cantar juntos.

Na foto: Julinho, Alexandre e Enrique.
Assim, em meio a sacos de cimento, paredes de tijolo não rebocadas, chão ainda sem piso, nos reunimos. Música e boa comida. O menu foi rabada no tucupi e moqueca de peixe, servidos com sucos e refrigerantes. Sorvete de sobremesa e ainda um café pra arrematar.

Na foto: dona Lurdes, Chayane e Antonio Carlos
Os “cariocas” do título referem-se a duas famílias convidadas: a representada por dona Lurdes Carioca, os filhos Julinho, Zé Carlos, Jairo e Jane, a nora Geane e as netas Chayane e Fernanda, e a minha própria, vinda do Rio de Janeiro: pai, mãe e Lucas, meu irmão. Cariocas no sobrenome – recebido quando o sogro de dona Lurdes chegou ao Acre vindo do Ceará – e de residência na Cidade Maravilhosa confraternizaram.

Na foto, Jairo dança com Chayane, sua sobrinha. No pandeiro, Antonio Carlos, ao fundo, Fernanda, filha de Jairo e Geane.
E havia ainda outras presenças ilustres. Parentes do Alexandre, vindos de São Paulo, também estavam lá (seu pai, irmã, tia e sobrinha). Aliás, o momento em que o hino do Coríntias foi entoado (depois do do Flamengo) foi da maior animação. Pois é, até hinos de futebol fizeram parte do repertório!

Na foto: Lucas, Kátia e Julinho.
Amigos e parentes apareciam a toda hora: a Kátia, o Fábio, o Enrique, e outros e outras mais. Não houve propriamente um convite para os presentes. A música convidava: quem passava e ouvia, ia lá dar uma espiada. Se se agradava, ficava e participava. Sob a batuta do nosso maestro Julinho Carioca – numa performance inesquecível – sambas do arco da velha foram tirados do baú e executados com alegria e animação, e competência, pois a banda era boa mesmo.

Na foto, dona Veriana fazendo a alegria do salão!
Os instrumentos – violão, viola, cavaquinho, tamborim, pandeiro, instrumentos de percussão e até um trompete – rodavam nas mãos dos músicos, que também mudavam de lugar, e a sala parecia estar em movimento. Muita risada pelas lembranças de sambas que todos já haviam esquecido!
Na foto: Lucas, eu e Chayane.
Coisa boa é estar entre amigos. Numa roda de samba, e amizade. Como disse o Julinho ao se despedir: “hoje eu vou dormir bem, com a alma lavada”.

13 comentários:

Noé disse...

Feliz Ano Novo!

Aflora disse...

Noé, feliz Ano Novo pra ti também! Valeu a companhia ao longo de 2009. Abraço, Mariana

Renato disse...

Bom dia Mariana,

passei pra te desejar um Feliz Ano Novo. Tb estava com saudades dos seus "escritos".

Feliz 2010, muita PAZ e SAÚDE. Vindo á Terra dos Mestres estou a disposição. Bjos, Renato.

Aflora disse...

Grande Renato! Valeu tua visita. Quem sabe um dia volto aí nesta Maranhão velho... Esta terra tem história. Bj e tudo de bom pra vc, Mariana

Lucas Ciavatta disse...

Rimé,
Muito bom estar contigo, numa de tuas terras, com teus (meus) amigos. Tudo muito bom.
Nos vemos em janeiro.
Com amor, do teu irmão, Lucas.

Unknown disse...

Nossa que festa boa!! Feliz ano novo!!

blogmúsic disse...

Mariana, que Deus te conserve sempre assim,você é linda, alegre e transmite tudo o quanto o você é de melhor para todos nós, te amamos muito e sempre vamos te amar.

Thiago Martins disse...

NOSSA! Que maravilha!!! Deve ter sido muito bom!!! Feliz ano novo Mariana! Tudo de bom, regado de muita paz e alegria!

Dedé Almeida disse...

Festança boa!! E viva 2010, votos de mais uma carioca (o acreoca?!). Beijo

Veriana Ribeiro disse...

ah, esse Moisés é mesmo um lord, não?

Aflora disse...

Um lord da série "fofos de uma figa"!

Chayane disse...

OI!!! Te achei... adorei as fotos!!! Bjos

Aflora disse...

bem-vinda, Chayane! tem mais fotos, depois de mostro, ficaram bem legais. bjs