terça-feira, 27 de outubro de 2009

O Xingu é aqui

"Ondas de calor jamais sentidas. Ventos acima da média. Rios cada vez menos caudalosos. Esse é o cenário atual da região do Alto Xingu, segundo o chefe indígena Raoni Txucarramãe, líder da etnia Kayapó".

Esta descrição de Raoni, publicada na Folha de SP de hoje, parece extremamente familiar para nós acreanos, em especial neste verão que se encerra (assim esperamos). O calor tem estado verdadeiramente INSUPORTÁVEL, o sol machuca e é implacável, dá uma sensação de sufocamento, sei lá. Ir no centro virou um pesadêlo. Lá em casa, os cachorros vivem debaixo de casa, que é mais fresco. Os filhotes de um mês choram de calor durante o dia. À noite, melhora um pouco, mas dormir sem ventilador (não tenho e não gosto de ar condicionado) virou pré-condição. Durante o dia também: os dois que tenho em casa funcionam sem parar. Esses dias passou lá em casa uma amiga querida, a Maria Alice. Conversando ela me contou que nos Estados Unidos, numa cidade onde esteve (não recordo o nome), cuja temperatura sempre ficou nos 35 graus, ela experimentou um calor de 47 graus! Disse que as pessoas iam para os jardins e ficaram estateladas em cima da grama. Imaginou a cena?

"O calor está intenso, os ventos são muitos mais fortes do que eram antes e o nível dos rios na seca é diferente do que era tempos atrás. Estou muito preocupado, pois estou vendo acontecer tudo o que vinha falando há tanto tempo". É Raoni, também estou preocupada.

Nenhum comentário: