sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Tas no Acre

Pois é, o Marcelo Tas passou por aqui. Veio para um evento chamado iNeo´09, algo como a renovação de nós mesmos em 2009 no contexto das chamadas novas mídias a partir da introdução da internet, nos anos 80. Foram várias mesas e uma palestra dele de encerramento. Vi a primeira mesa, e depois voltei à noite para a palestra do Tas. Sobre o evento como um todo, tem uma postagem bem legal, e crítica, no blog dos Picaretas da Távola Redonda.

De uma maneira geral, ouvi coisas interessantes, gente inteligente, moderna, o Altino também estava lá com seu jeitão. Foi na Usina de Artes, no teatro que tem lá, aquele todo preto. Senti que quando eu estava lá adentrara num universo outro, algo como um portal, e aí coisas como blogs, orkut, twitter e afins eram a linguagem, e quem não se conectasse a isso, coitado... Fiquei pensando: "nossa, é mesmo? Meu Deus, e agora? Nem sei o que é Twitter...". Quando saí para dar um pulo em casa, a conexão caiu e entrei no meu mundo costumeiro, com aquele calor de rachar, o sol brilhante, minha casa, cachorros, alunos, aulas, amores. Entrei na internet e fui dar uma olhada no Twitter, mas não me animei. Atualmente, o que mais preciso é tempo de estudo, leitura. Abrir mais uma frente de dispersão, acho que não. Fico com o meu uso costumeiro: email, blogs, skype e Google!

Mas o Marcelo Tas é muito dez! Conheci ele meio tardiamente, ou seja, não peguei, infelizmente, os tempos do Ernesto Varela. Quando morava em Campinas conheci o Vitrine, na TV Cultura. Nossa, curtia muito! E aí, sempre que vejo algo dele, paro, presto atenção, gosto de ouvir. Ver pessoalmente, ouví-lo ao vivo - oportunidade imperdível. E a conversa dele foi muito bacana, ele é muito bacana, agradável de ouvir. Não é um fanático, muito pelo contrário. Tem uma serenidade e maturidade, mesmo uma espiritualidade (será que ele ficou conhecendo nossa "poção mágica da floresta"?). Ele comunica, o cara comunica, galera! Vê-se que está a vontade com toda aquela parafernália midiática. Taí, gostei mesmo.

Fiz umas fotos e um filmezinho com a máquina, que disponibilizo aqui. Neste trecho ele está falando da internet, dos idos de 1988, quando um amigo pediu que ele fizesse uma exposição para seu chefe [chefe do amigo] dizendo das oportunidades que se abriam com a www.



2 comentários:

Picaretas da Távola Redonda disse...

Olá Mariana,

obrigado pela citação do nosso blog em seu texto. Concordo com você: o Marcelo Tas é muito bom. Onde ele coloca a mão pode crer que é interessante. Ali no INEO, com certeza, era o menos radical com as fast news.
Beijos
Felipe

Picaretas da Távola Redonda disse...

Olá Mariana,

estou entrando em contato para lhe apresentar o documentário que fizemos da RESEX ARAPIXI "Das margens da histõria às margens do Purus: vida e resistência na RESEX ARAPIXI".
Com imagens captadas durantes as viagens que fazemos na gest"ao da Unidade, vimos que tinhasmo um histõria pra contar... e estamos contando. Mais do que um filme da RESEX, o documentãrio é um filme das pessoas que ali moram.

Ele a principio está no YouTube dividido em 3 partes. Estamos em busca de patrocinio para fazer as cópias.

Você me daria um enorme prazer se pudesse ver o documentário.
Muito obrigado
Beijos
Felipe

1a. parte
http://www.youtube.com/watch?v=9m1wYIlm6IM

2a. parte
http://www.youtube.com/watch?v=xM4Kf7d5b7s

3a. parte
http://www.youtube.com/watch?v=lUgNM_TyJOg