sexta-feira, 10 de julho de 2009

A marcha dos Kuntanawa

O título da postagem é uma clara referência ao filme "A Marcha dos Pinguins". Não sei se o local é o mesmo, mas os Kunta vão marchar no gelo. Da floresta ao Círculo Polar Ártico. Não é para qualquer um, devemos reconhecer.

Estive com Haru Kuntanawa e seu pai, Iavu Kuntanawa (ou simplesmente, para mim, o compadre Pedrinho), por duas vezes quando passaram aqui em Rio Branco - vindos da aldeia, que fica no alto rio Tejo, lá para as bandas do rio Juruá, já nas fronteiras com o Peru - rumo a Groelândia. Com um certo e justificado temor do frio, mas confiando que seus anfitriões não os deixarão na mão, eles estavam conscientes da responsabilidade de falar pela Amazônia na Cerimônia do Foto Sagrado, evento que reunirá milhares de pessoas de todo o mundo e que é liderado por um xamã esquimó, Angaangaq.

Há um mito esquimó que já previu o aquecimento global, ao que parece. Ele fala sobre o derretimento do gelo na região ártica e que quando isso acontecer o Fogo Sagrado virá em socorro, voltará para a Casa do Povo do Topo do Mundo. Os esquimós vivem no topo do mundo. Angaangaq diz que o gelo que deve ser derretido não é o da terra, mas sim o do nosso coração. Haru e Iavu estão levando, para aquecer esta fogueira, cinzas utilizadas no fabrico do rapé que utilizam. Imagina o que os outros povos estão levando... Vai ser muita ciência reunida, muitas intenções unidas. Que Deus abençoe.

Groelândia... quem diria... esses Kuntanawa são cheios de surpresas. E virão outras este ano ainda, aguardem!

4 comentários:

Brasil Empreende disse...

Ola visitei seu blog e gostei muito e gostaria de convidar para acessar o meu também e conferir a postagem desta semana: Guerra Política acirra disputa entre Brasil e Argentina.
Sua visita será um grande prazer para nós.
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.

Noé disse...

Oi Mariana,

Que evento interessante, alias muito interessante! Conte mais!

CHRISTINA MONTENEGRO disse...

Lindo texto; fiquei curiosíssima sobre o evento.
Dê notícias dele.
Abração!

Sandra Maria disse...

Oi Mariana, gostei muito do teu blog... me faz lebrar pessoas e coisas queridas como o Juruá, O Flávio Kuntanawa,os rios barrentps, os amigos que foram ou que ficaram....

Bom saber que os índios do Juruá vão longe e mais longe.....

E aí pronta para votar na Marina para presidente?

Beijos

Sandra Assunção