domingo, 27 de janeiro de 2008

Porto de Manaus

Ainda em Manaus, fui conhecer o porto, e o mercado (ou mercados) lá existentes. Primeiro, o porto. Fascinante. Coloco aqui algumas fotos tiradas por Rosa Acevedo, pesquisadora e companheira de passeio.

Fazia muito tempo que não via um lugar tão sujo, um lugar tão vivo. Era uma quantidade imensa de coisas acontecendo ao mesmo tempo: peixes sendo vendidos, os barcos de passageiros (“barcos de linha”) chegando, bananas sendo descarregadas, cachorros correndo pela margem, uma mulher de galochas catando latinhas de alumínio, coisas diversas sendo desembarcadas, canoas aportando, no meio da água, na beira, um homem dormindo numa rede amarrada em estacas. Lembrou-me a Idade Média, embora não saiba nada sobre ela; pensei: aqui a Civilização passou longe. Nossa, como gostei de estar ali naquela confusão!


Andamos então por uma espécie de mercado de artesanatos diversos. Comprei uma rede de tucum e cuias decoradas. Dali, visitamos o mercado de peixes, ao lado o de carnes. Do primeiro gostei mais, vi peixes imensos, lindos, porém mortos, esperando para ser comidos... O segundo, atravessei de cabeça baixa. Não dava. Não como carne vermelha, acabo achando a cena meio macabra.


Cruzando então por corredores, chegamos ao mercado das bananas, onde na entrada havia uma espécie de exposição (ou instalação) de pupunhas. Muito lindas e coloridas! E gostosas. Compramos um cacho, servido no intervalo do nosso Encontro, cujas frutas desmachavam na boca... O mercado das bananas, para mim, foi um arraso: sou louca por bananas! Lá compramos também um cacho.


Manaus agora tem pelo menos dois fortes apelos: o Projeto Nova Cartografia Social e o mercado do porto.

Um comentário:

disse...

Escribo desde Barcelona, na Espanha, . Você está fazendo o viagem da mia vida. Conheço Brasil, visitei muitas veces, mais a Amazonia ainda nâo. Nâo sei cuando poderei fazer.
No entâo, leio com prazer as suas visitas.