quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Pirataria-net (da perna-de-pau)

Há dois dias, pesquisando na internet informações sobre os Kuntanawa, deparei-me com uma referência "Os Kuntanawa e a ayahuasca". Opa, vou lá ver, o tema me interessa, quem será que está escrevendo ou o que será que estão dizendo?

Clico então no link (clique vc também).

O que encontro?

Primeiro, uma foto do Osmildo de minha autoria, e logo mais abaixo outra de seu Milton também de minha autoria. Créditos? Claro que nenhum. As demais fotos não conheço. Já fiquei meio incomodada.

Vou ler o texto. Epa, tá meio familiar... Ora, o texto é meu, rapaz! Pois é, o texto é meu. Mas, da onde o cara pode ter tirado o texto, da onde? Hum, deixa eu ver... Ah, sim, do site do Instituto Socioambiental, do verbete "Kuntanawa" que eu mesma escrevi. As fotos também vieram de lá, onde estão devidamente identificadas e creditadas, assim como o texto.

Fiquei fula da vida. Tentei postar um comentário no site ladrão, mas não consegui saber como fazê-lo. Cadastrei-me, registrei senha etc etc, mas não consegui postar nenhum comentário - queria protestar! Aí descobri um outro endereço eletrônico do moderador do tema da "ayahuasca", que atende pelo nome "eusonho". Escrevi protestando.

Poucos dias depois, sem nenhum retorno dele, vim escrever esta postagem. Qual a minha surpresa quando vou novamente olhar meu texto no site e está lá, no final do texto, minha autoria! Quer dizer, está assim:

"Texto:
Mariana
Sexo: Feminino
Quem sou eu

Gosto de ser, entre outras coisas, antropóloga. Ando pelo Acre, este pequeno-grande estado amazônico, desde 1991. Na capital Rio Branco, estou desde 2002. Moro numa "colocaçãozinha" urbana (pergunte a um seringueiro o que é isso). Aqui, na floresta, faço todos os meus trabalhos: pessoais, intelectuais, sociais e espirituais. Idéias e sensações têm aflorado nos últimos tempos, e algumas delas pedem para sair e se expor. Daí vem este blog: um pouco de tudo, de tudo um pouco."

Ou seja, foi justamente retirado deste blog. Aí fiquei na maior dúvida: isso já estava aí ou foi colocado após os meus protestos? Fiquei alguns dias pensando nisso. Não tenho 100% de certeza, mas estou quase certo que o adendo é novo. Não lembro dele antes, e olha que ele está assim mesmo, em negrito e numa fonte maior. De todo jeito, isso lá é jeito de creditar um texto? Quem é "Mariana"? Não dá nem o endereço do blog!

Então, tá aqui, meu protesto registrado sobre a forma leviana como produções próprias podem ser tratadas. Não há nenhum problema em reproduzir os textos - estou mais para Creative Commons do que para Copyright - mas à César o que é de César. Ou eu estou sonhando ou o outro está viajando!

3 comentários:

Tissiano disse...

Mariana,
infelizmente a web é uma "terra sem lei", sabe aquela coisa do ninguém é de ninguém, do pode tudo, pois é, mesmo que sejam feitas leis nem posso imaginar o quanto vai demorar para se criar uma cultura do "legal", do correto e honesto neste mundo virtual. Quando li seu post-desabafo logo pensei no meu pai, ele também fica fulo quando vê alguma foto sua sem crédito em páginas por aí.
Vocês são do tempo - não falo de idade quando coloco o tempo aí, mas de formação ética - da elegancia, do trato cordial, dos créditos, etc.
A solução sempre é tentar falar com o "responsável" pela página, mandar a forma correta do crédito do autor, e esperar pelo bom senso do dito cujo.
Abraços,
Tissiano

Paulo Patalano disse...

Oi Mariana!
Achei teu Blog.
Muita coisa pra ler e pensar sobre.
Dá uma passada no meu, o Aperitivo Digital.
Beijos.

Paulo Patalano

Dantas disse...

Olá mariana! visitei seu blog e encontrei muitas coisas boas! Parabéns! Obrigado.