domingo, 7 de fevereiro de 2010

Dois Cariocas no Rio (II)

Falem o que quiser, podem falar, mas o verão do Rio é único. A praia de Ipanema ontem estava irretocável. O céu azul, sem nenhuma nuvem (esta um artigo raro nesses dias calorentos que correm), o mar azul-esverdeado-transparente, água friazinha, sol esturricante, brisa gostosa, ah, bom demais. Claro que tudo isso assessorado por uma barraca de sol (que se aluga na praia por R$ 5), e cadeiras de praia pra aumentar o conforto (R$ 4 cada). Aí fica assim: vai na água, refresca, nada, mergulha, fura onda, volta pra areia, seca um pouquinho no sol e se refugia na sombra, sentado na cadeira olhando o mar e os passantes, e pensando: ê, vida boa, natureza divina!

Realmente, o Rio, no verão, com suas pedras, montanhas, mata e mar é estonteante. E sempre tem a turma que trabalha na praia pra tornar tudo melhor ainda. Nos últimos anos apareceram os "barraqueiros", que tem barracas maiores logo que você desembarca na areia, onde se alugam cadeiras, guarda-sóis e pode-se comprar cerveja, água mineral, água de coco, e ainda tomar um banho de água doce num chuveiro que canaliza água da rua (do sistema público) não sei muito como. Para quem gosta de tirar o sal, é uma boa. Eu não, sempre gostei de ficar salgada até o último momento.

Mas tem também a veterana turma que pega no pesado mesmo, que trabalha na areia, andando de lá pra cá vendendo tudo que você possa imaginar: os tradicionais mate e biscoito Globo (que eu vejo desde o tempo em que era menina), sorvetes, salgadinhos, cangas e saídas de praia, e até panos indianos...

Chegamos cedo na praia, e saímos na hora do almoço, quando o sol estava pegando mesmo. O Rio está quente, galera, Rio 40 graus total!!!

E aqui me despeço, com esta postagem meio safadinha com gosto de "estou de férias"...

Nenhum comentário: